O Que Levar para a Maternidade?

O Que Levar para a Maternidade?

🤰 Maternidade

Saber o que levar para a maternidade vai deixar você mais tranquila e menos perdida para se organizar e deixar tudo pronto nesse momento tão esperado.

Vamos conhecer agora quais são as roupinhas, quantidade de fraldas, acessórios e tudo que não pode faltar na mala da maternidade.

Afinal, ser mamãe de primeira viagem é uma aventura, e não vem com manual de instruções, não é? Mas nada como uma boa organização, manter-se informada e calma para que dê tudo certo!

Antes de tudo, visite a maternidade

Uma dica para evitar surpresas na maternidade é ir visitá-la com antecedência. Assim você pode saber como são os cômodos, se precisa levar roupas de cama, travesseiros, cobertores e toalhas, por exemplo.

Esses são itens básicos que a maternidade costuma ter, mas, se sentir-se mais confortável, questione sobre a possibilidade de levar seus próprios itens.

Certifique-se também que haverá uma boa banheira para o bebê e um bom trocador de fraldas. Se puder contar com esses itens na maternidade, será um peso a mais na sua bagagem até lá!

Ansiedade a mil… mas quando começar a arrumar a mala da maternidade?

Sabemos que o parto ocorre entre 39º e 41º semanas de gestação, por isso, a bolsa de maternidade pode começar a ser preparada com 20 dias ou 2 semanas de antecedência da data prevista para o parto.

Antes disso, a dica é fazer uma lista com tudo que vai precisar e certificar-se que há tudo o que precisa.

Manter as roupas limpas, organizadas e guardadas em local livre de poeiras e bem arejado antes de fazer a mala também é muito importante!

Lave as suas roupas e as do bebê com antecedência

Todas as peças de roupas da mamãe e do bebê devem ser lavadas, isso vai evitar alergias e riscos à saúde do seu filho.

Lembre-se que o recém-nascido possui uma pele sensível, por isso dê preferências aos tecidos feitos de material apropriado, como o algodão, além de roupas leves e com textura macia.

Nas peças do bebê o cuidado é redobrado, use produtos hipoalergênicos, existem sabões em pó e líquidos especiais para o trato de tecidos infantis.

O uso de sabão de coco também é bastante indicado para não irritar a pele do recém-nascido.

O que levar para a maternidade? 

A recomendação, se não houver nenhuma complicação, é que o bebê e a mamãe fiquem até 48 horas na maternidade, o que pode variar conforme cada tipo de parto.

Planeje o que for preciso para este período, mas também tenha algumas peças extras para imprevistos.

Mala de maternidade do be

A bolsa do bebê é a que merece mais atenção. A dica é fazer uma lista com tudo que precisa levar. Lave as roupas, organize tudo e mantenha os itens em um armário.

Marque na lista tudo que já está pronto e quando faltar duas semanas, coloque todas as peças na bolsa.

Roupas

Não há necessidade de excesso de roupas, porém, muita atenção à temperatura, ao clima, afinal o bebê é mais sensível e pode sentir mais frio.

O bebê pode ter que trocar de roupa algumas vezes, irá tomar um banho por dia, fazer alguns exames, além disso, será preciso trocar as fraldas em média 8 vezes ao dia.

Considere roupas fáceis de vestir, com aberturas frontais e fácil acesso para troca de fraldas.

Afinal, o que levar para a maternidade de roupas para o bebê?

  • 6 body manga comprida – são confortáveis e fáceis de trocar a fralda (considere manga curta em caso de muito calor);
  • 6 calças mijão com pé – evitam o frio nas perninhas;
  • 3 macacões com abertura frontal – dê preferência de uso na saída de maternidade e para receber visitas;
  • 6 pares de meias;
  • Touca, luvas e sapatinhos de tecido, se for frio.

Quantidade de fraldas 

O recém-nascido troca de fraldas umas 6 ou 8 vezes por dia, considere um pacote com 20 fraldas que será o suficiente para mais de dois dias.

Produtos de cuidado e higiene

O que não pode faltar para fazer a limpeza e realizar os cuidados na maternidade:

  • Creme para assaduras;
  • Lenços umedecidos;
  • Algodão;
  • Gazes;
  • Cotonetes;
  • Sabonete neutro hipoalergênico (para todo o corpo);
  • Toalhas com capuz para banho de algodão;
  • 3 Fraldas de pano;
  • 3 Fraldinhas de boca;
  • Manta para cobrir o bebê;
  • Escova de cerdas macias para o cabelo.

Acessórios

Eis alguns itens muito úteis que você pode verificar com antecedência se a maternidade disponibiliza:

  • Travesseiro de amamentação;
  • Trocador de fraldas portátil;
  • Bebê conforto para a saída da maternidade.

Mala de maternidade da mamãe

As roupas da futura mamãe também são itens muito importantes quando estamos falando sobre o que levar para a maternidade.

A quantidade de peças na mala da mamãe pode variar conforme o parto. Em parto normal a alta hospitalar costuma ser em até 2 dias, se for cesárea até 4 dias.

Roupas

Lembre-se de organizar as roupas que irá levar para a maternidade e mantenha algumas peças extras em casa, se for preciso mais que você levar, já tem algo em casa que seu parceiro ou familiar podem buscar para você.

  • 1 roupão;
  • 4 pijamas ou camisolas fáceis de vestir e abrir;
  • Calcinhas macias e confortáveis;
  • Sutiãs de amamentação;
  • Meias e sapatos confortáveis;
  • Roupa para sair da maternidade.

Produtos de cuidado e higiene

  • Absorvente para seios;
  • Absorventes íntimos (é comum alguns vazamentos após o parto);
  • Álcool 70%;
  • Sabonete;
  • Shampoo e condicionador;
  • Desodorante;
  • Hidratante corporal;
  • Produtos de higiene bucal.

Acessórios

  • Chinelo para usar no banho;
  • Chinelo ou pantufa para usar no quarto;
  • Cinta pós-parto;
  • Toalha para banho;
  • Cobertor extra para o frio;
  • Sacola extra para roupas sujas.

Talvez você precise ou queira usar alguns outros acessórios extras, bombinhas de tirar leite, já que é normal uma maior produção de leite no período do parto, chupeta para o bebê, entre outras coisas, deixe previamente separado em casa e, se necessário, peça para seu companheiro trazer para você.

O que levar para a maternidade para o parceiro

É direito da gestante ter um companheiro durante o parte e período em que estiver na maternidade, seja o seu parceiro, familiar ou amigo. O acompanhante pode ficar no quarto com você e dormir no quarto.

O acompanhante pode trocar de roupa em casa, mas lembre-o de ter uma roupa confortável para dormir, um cobertor, produtos de higiene pessoal, calçados apropriados, carregador de celular e lanches, se o local permitir.

Itens opcionais

Há também alguns itens opcionais que você pode incluir com o que levar para a maternidade, caso esteja em conformidade com as regras do local que você escolheu para dar à luz.

É comum algumas mamães enfeitarem o quarto em que vão estar com o bebê, com móbiles, enfeite de porta, balões, ursos, algumas plantas e o que mais for preciso para deixar o ambiente aconchegante.

Não deixe também de registrar o momento. Para isso, peça para seu companheiro levar uma câmera fotográfica e garanta boas lembranças deste momento único.

E para quem quiser agradar os familiares que vão vir visitar a criança, se o médico permitir, é claro, pode ter algumas lembrancinhas para marcar o momento de alguma forma.

Documentos importantes para a maternidade

Ao selecionar tudo o que levar para a maternidade, não esqueça de preparar os documentos com antecedência.

O ideal é ter uma pastinha já organizada com todos os documentos médicos importantes da gestação, como cartão da gestante, pré-natal, últimos exames, laudos médicos e encaminhamentos, se houver.

Além disso, documentos pessoais básicos indispensáveis para entrada da maternidade, tanto seu como do acompanhante: RG, CPF, carteira do plano de saúde e demais documentos relacionados ao plano de saúde, se precisar.

Para evitar perrengues burocráticos, consulte o médico, a maternidade e seu plano de saúde para saber tudo que precisa levar.

Além disso, deixe previamente separados os documentos exigidos para registrar o nascimento da criança em cartório.

Os documentos dos pais, o nome correto que deseja registrar, comprovante de residência e demais dados, consulte o estabelecimento antes para saber quais documentos não podem faltar.

Mantenha tudo organizado

Depois que seu bebê estiver em seus braços, suas 24 horas do dia vão precisar estar à sua disposição. Ter uma bolsa de maternidade bem organizada para evitar confusão na maternidade, vai ajudar bastante!

Uma boa dica é colocar os pertences de higiene sempre em uma necessaire, assim como peças íntimas, toalhinhas, fraldas e tudo mais o que levar para a maternidade.

Para que o acompanhante ou as enfermeiras possam achar facilmente as roupas do bebê, mantenha elas separadas por muda de roupa, como mudas para o banho, para a saída da maternidade, para visitas, peças extras, etc.

Pode separar cada roupa em saquinho ou em compartimentos da bolsa.

Mantenha sempre seu companheiro informado sobre tudo que há nela e onde estão localizados cada um dos pertences, produtos de higiene, fraldas, toalhas, etc, assim ninguém fica perdido.

O que não levar para a maternidade?

Tão importante quanto saber o que levar para a maternidade é saber o que não levar.

Como uma mamãe de primeira viagem, o medo de deixar algo para trás pode levar ao excesso! E isso pode trazer complicações para você e o bebê.

Evite levar perfumes, sabonetes e produtos com cheiro muito forte, o que pode causar irritação no olfato sensível do recém-nascido.

Algumas essências e produtos hipoalergênicos podem ser levados, se autorizados pelo pediatra. Mas, enquanto não conhecer bem a pele do seu bebê, evite o uso de produtos que não se tem conhecimento.

Em relação à higiene, evite alimentos no ambiente já que podem deixar resíduos e com isso acumular bactérias. Evite também deixar as fraldas e roupas sujas no mesmo ambiente em que a mamãe e o bebê estão.

Outra dica é evitar roupas desconfortáveis para a mamãe, como sapatos e roupas apertadas.

Saída da maternidade

A saída da maternidade costuma ser quase um evento, prepare uma peça de roupa bem especial para seu bebê, mas também o deixe confortável.

Sobretudo, lembre-se de mantê-lo protegido contra o sol e o vento, afinal, será o primeiro contato dele com o ambiente externo. Leve um xale ou manta de bebê que irá mantê-lo mais aconchegante.

Como deixar tudo preparado em casa

Em casa é importante já ter tudo organizado, com as roupas limpas e separadas por tipo de peça no armário. Afinal, ao chegar em casa a mamãe vai estar cansada do processo de parto e o bebê vai precisar de toda a sua atenção.

Nos primeiros dias e até os primeiros meses de vida a criança deve ficar no quarto com os pais, o que facilita a amamentação no período noturno e a supervisão.

Portanto, já deixe seu quarto preparado, existem os mini berços e berços moisés que são menores e podem ficar facilmente ao lado da cama dos pais.

Mantenha um espaço reservado para objetos do dia a dia, como fraldas, pomadas, roupas, itens de higiene e assim por diante.

No quarto do bebê já deixe o berço preparado, que seja acolhedor e aconchegante. Além do berço do bebê, tenha uma cama, sofá ou poltrona que podem facilitar o descanso durante a amamentação ou para fazer o bebê dormir.

O quarto do bebê também precisa ser prático, por isso, tenha porta fraldas, lixeira para fraldas, trocador portátil, armário organizado com peças de roupas, produtos de higiene e cuidados, entre outros itens básicos.

Além disso, antes da chegada do bebê é importante adquirir alguns acessórios básicos para o cuidado da criança, aqueles que todos já conhecem, como carrinho de bebê, bebê conforto, cadeirinha de carro, entre outros.

Considere tudo isso antes do parto, já que depois disso seu tempo será precioso!

Conclusão

A sua dúvida sobre o que levar para a maternidade já foi respondida e agora você pode relaxar sabendo que nem é tão difícil assim, principalmente se você se organizar e manter tudo preparado.

Mas, como todo imprevisto pode acontecer, tenha uma carta na manga e deixe na sua casa algumas peças para você e o bebê que estejam fáceis de achar e já preparadas para o uso, assim alguém pode buscar sem problemas.

Você pode gostar também

Deixe um comentário