Chá de Revelação: Tudo Que Você Precisa Saber

Chá de Revelação

Eventos

Fazer um chá de revelação requer criatividade e organização, você já deve ter visto muitas ideias por aí, mas ainda não sabe por onde começar? Veja dicas, inspirações e como se organizar para ter um evento marcante!

O chá de revelação é um momento que marca a vida dos novos papais e da família toda, com certeza vai ser uma recordação linda para o seu bebê. Por isso, tudo precisa ser bem planejado.

O que é chá de revelação?

É como um chá de bebê já conhecido, mas tem como principal intenção revelar ao mundo qual será o sexo da criança de um jeito divertido, provocando suspense e curiosidade.

Afinal, logo que a barriguinha começa aparecer, todo mundo já começa a perguntar qual é o sexo da criança, não, é?

O chá de revelação é relativamente novo, nos últimos anos os pais começaram a adaptar o chá de bebê tradicional com algumas surpresas a mais, causando mais diversão e descontração.

Sobretudo, o evento é uma festa, uma comemoração! Tem comes e bebes, tem decoração, convidados e a ideia é tornar o momento especial e único.

Como é feito o chá de revelação?

O chá de revelação funciona da seguinte maneira:

Você convida os parentes e amigos mais próximos, escolhe um local apropriado para o evento, realiza uma decoração e prepara os comes e bebes.

A decoração geralmente é neutra ou com as cores típicas de cada sexo: azul e rosa.

Existem vários temas para a decoração, desde os mais criativos aos mais minimalistas. Ao longo do evento são servidos petiscos doces e salgados, bolo e bebidas.

Até o momento da esperada revelação, que pode ser feita de diversas formas, estourar um balão, soltar fogos, fumaça colorida, surpresas, entre muitas outras alternativas.

Veja agora por onde começar a organizar o chá de revelação e, em seguida, conheça algumas inspirações para você colocar em prática!

Como organizar o chá de bebê?

Antes de pensar na decoração e no que você vai fazer, é preciso planejamento.

A tentação de começar pela decoração é grande, mas, você precisa considerar o local, os convidados e até mesmo a personalidade dos papais.

Vamos começar pelas etapas do planejamento:

Quando fazer o chá de revelação?

A ansiedade em fazer o chá de revelação assim que você descobre o sexo é grande, não é? Mas a dica é esperar um pouco mais, no início a gestação ainda é um pouco instável.

O recomendado é fazer a partir da 20º semana de gravidez, assim o bebê já estará mais seguro e a barriguinha mais à mostra.

Em relação ao horário, o mais tradicional é à tarde, mas há quem prefira um jantar ou almoço, essa é uma questão de gosto do casal.

Local para o evento

Existem algumas possibilidades:

Locar uma sala de eventos

O local mais comum desse tipo de evento é uma área reservada para tal, se você já tem um local disponível, não será um problema.

Neste caso, você precisa ter noção do espaço, quantas pessoas cabem nele, qual a estrutura, como funciona a limpeza do local, valores e logística para os convidados.

Um evento fechado e próprio para um evento passa um ar de mais formalidade. E é a melhor opção para quem tem um grande número de convidados.

Fazer em casa

Se você tem um bom espaço em casa e não quer gastar muito, seu lar pode ser o melhor lugar para o chá de revelação. Essa é a melhor opção para quem quer algo mais íntimo.

A dica aqui é ter um maior controle sobre número de convidados, tenha certeza de que todos ficaram confortáveis no local.

Para isso você terá que se preocupar com a questão da comodidade dos convidados, tenha certeza de que todos terão um local para se acomodar, busque poltronas e cadeiras a mais para ninguém ficar em pé.

Algumas empresas de decoração também oferecem o aluguel de cadeiras e mesas, considere isso, se necessário.

Ao ar livre

Fazer chá de bebê ao ar livre é um sonho de muitas mamães, faz o evento parecer mais natural e romântico.

Mas você precisa considerar as adversidades, sol, chuva, vento, etc. O ideal é ter um plano B na manga, como um local reservado para imprevistos.

Além disso, fique de olho na previsão do tempo, o ideal é marcar a data do evento em dias próximos, assim você pode ter mais clareza sobre a estabilidade do clima.

Comes e bebes 

O que não pode faltar são petiscos para o evento, essa é uma questão importante que envolve: quantidade de convidados e o que servir.

Primeiro, saiba exatamente o número de pessoas que irão participar do chá. Depois, parta para a lista de petiscos que você gosta, doces e salgados no geral; também tem que ter bolo! Ah, e não esqueça de ter algumas opções vegetarianas!

Algumas opções são de comidas e bebidas são:

  • Cupcakes;
  • Docinhos gourmet;
  • Frutas naturais cortadas em cubinhos;
  • Salada de frutas;
  • Canapés;
  • Salgados no geral;
  • Refrigerante;
  • Água;
  • Suco;
  • Cerveja.

Antigamente não podia faltar o tradicional chá, geralmente feito de frutas, ervas ou sementes.

Hoje em dia é menos comum, mas você pode optar por algo clássico, como um chá de abacaxi, que ficará mais perfeito se o clima estiver friozinho.

Convidados

A lista de convidados é algo bem particular, mas a dica é considerar os amigos e familiares mais próximos.

Não há necessidade de convidar seu chefe e colegas de trabalho, por exemplo, a não ser que tenha uma relação mais íntima.

Considere também o local, gastos com os preparativos e a comodidade que pode oferecer aos convidados. Depois disso, comece a fazer a lista.

Convite

O convite precisa de uma atenção especial, a dica é fazer o convite harmonizado com a decoração. A dois meios de enviar o convite: meio digital e físico. Portanto, pense em algo que ficaria bem em ambas as situações.

A dica é escolher cores neutras ou o rosa e azul tradicional. Você pode colocar os nomes escolhidos para o bebê, isso deixa o convite mais pessoal.

Lista de presentes

Não tenha medo de pedir presentes para o chá de bebê! Isso é algo comum.

O ideal é pedir uma fralda e um mimo, há quem seja mais específico e estipule um presente para cada convidado, tendo em vista as necessidades do bebê.

Veja alguns exemplos do que pedir:

  • Lenços umedecidos;
  • Pomadas para assaduras;
  • Roupinhas neutras: body e calça mijão;
  • Fraldas (pode especificar um tamanho diferente para cada convidado);
  • Mordedores e chocalhos;
  • Livro de bebê;
  • Toalhas de boca;
  • Cueiros.

Dica: Confira nossas recomendações desse e muitos outros produtos clicando em Berçário e Cuidados com o Bebê.

Decoração do chá de bebê

A decoração é a parte mais importante do chá de revelação. Você pode optar por um serviço especializado em decoração ou colocar a mão na massa você mesmo.

Veja algumas dicas para a decoração do chá de revelação:

Decoração neutra

A decoração com cores neutras, como amarelo, dourado, branco, verde, tons pastéis e assim por diante, são a melhor alternativa.

Os tons mais clarinhos, que expressam leveza, vão deixar o ambiente mais harmonioso.

Decoração Menina ou Menino

A decoração também pode ser voltada aos dois sexos, com cores em tons azul e rosa.

Muitas mamães e papais também gostam de se vestir com essas cores para combinar com a decoração.

Decoração minimalista

A decoração minimalista é algo super na moda, sem muitos artefatos e sem muita poluição visual no ambiente.

Passa um ar sofisticado e elegante, ótimo para um chá de revelação mais moderno.

Nomes do bebê

Se você já tiver um nome escolhido para o bebê, seja menina ou menina, também é válido colocar seus nomes na decoração, eles podem ficar na mesa com o bolo ou então no painel de fundos.

Artigos decorativos

Tem vários artigos de decoração para chá de bebê que vão deixar o ambiente mais bonito e que remete ao clima de bebê, com pecinhas delicadas e charmosas.

Veja algumas dicas:

  • Balões;
  • Plaquinhas com nomes escolhidos para cada sexo do bebê;
  • Fotos da ultrassonografia;
  • Fotos do casal com a barriguinha;
  • Ursos de pelúcia;
  • Cegonhas;
  • Aviõezinhos;
  • Arranjos de flores delicadas (prefira flores naturais);
  • Nuvens decorativas;
  • Móbiles;
  • Arco-íris.

Como fazer a revelação

Acabou a expectativa e vamos á revelação. Essa é a hora de maior emoção, lembre-se de registrar o momento, tenha tudo preparado com antecedência e uma boa câmera a disposição.

A dica é ter sempre alguém auxiliando a mamãe e o papai, uma pessoa de confiança que possa organizar a posição dos convidados, buscar a surpresa que irá relevar o sexo do bebê e ajudar com os demais detalhes.

Existem muitos tipos de fazer a revelação, conheça todas as alternativas, das mais comuns até as mais ousadas:

Surpresa que sai da caixa

Uma forma simples e barata de fazer a revelação é colocar os balões de cor correspondente em uma caixa grande e personalizada.

Cuidado para não manter ela no local do chá, busque-a apenas na hora da revelação.

Fumacinha

A fumacinha hoje é mais clássica, até porque causa um efeito visual bacana, tornam o momento bem emocionante.

Além disso, se você tiver a oportunidade de contratar um fotógrafo profissional para o evento, esse efeito vai ficar ótimo nas fotos e registros.

Lança confetes

Também é uma ótima dica e vai deixar todo o local decorado! Existem vários tipos de confetes, em balão, bastão de confete e o guarda-chuva de confete, que é uma dica para algo diferente.

O bolo

Essa é uma forma mais criativa e também deliciosa… O bolo é coberto com um glacê neutro e por dentro a cor é correspondente ao sexo. Com certeza os convidados vão adorar comer um bolo diferente e criativo.

Além do bolo, há a possibilidade de fazer biscoitos ou donuts recheados com as cores do bebê!

O balão

O balão é um clássico, há tempo vem sendo uma alternativa de revelar o sexo do bebê de um jeito divertido. A proposta é simples e econômica, esse tipo de balão você encontra em lojas especializadas em artigos de festa.

Fogos de artifício

Um chá de revelação ousado com fogos de artifício vai deixar o momento inesquecível, não só para os convidados, mas para todos os vizinhos! Porém, a revelação precisa ser à noite.

Seja criativo e único

Se você os papais não são tão convencionais e querem deixar o momento mais divertido, há algumas revelações de bebê pra lá de peculiares, se inspire em algumas dicas:

Nado na piscina: um chá de revelação que viralizou na internet, dois nadadores devidamente caracterizados com as cores azul ou rosa pulam na piscina, acontecem muitos suspenses durante a “competição” até que o vencedor atinge o outro lado da piscina.

Com pets: casais que possuem cachorros também podem tornar o evento mais criativo com seu pet, no momento da revelação ele entra no local caracterizado com as cores correspondentes.

Quebra cabeça: existem quebra-cabeças especiais para chá de revelação, ele vem com uma parte neutra montada e, durante a revelação, os pais completam as peças, revelando o sexo.

Raspadinha: todos os convidados recebem um cartão com local indicado para raspar, onde deve estar escrito o sexo da criança.

Luz de led: é possível comprar uma luz de led com as inscrições: menino ou menina, na hora da revelação, se apaga a luz que não é o sexo do bebê.

Banho de tinta: para quem gosta de diversão, dá para inovar com balões cheios de tinta que serão estourados no papai e mamãe.

Conclusão

O chá de revelação é muito especial e organizá-lo requer um planejamento antecipado, já que envolve um orçamento, lista de convidados, preparativos de comidas e decoração.

Tenha confiança e, principalmente, muito carinho para deixar o momento agradável, com uma boa lembrança que será eternizada na memória e nos registros.

Você pode gostar também

Deixe um comentário